Oferecer subsídios teóricos e práticos aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Natal para produção e socialização do conhecimento, bem como, proporcionar o desenvolvimento do esporte no contexto escolar. Este foi o objetivo da Formação Continuada de Educação Física (FOCO), que trabalhou o tema Iniciação ao Badminton: possibilidades para a escola. A formação com a participação de 40 docentes aconteceu na Arena Mãe Luiza, na segunda-feira (08).   

Um dos palestrantes do encontro formativo foi Antônio Monteiro Carlos Sobrinho (Cazuza), ex-presidente da federação norte-rio-grandense de Badminton, e trabalha na Subsecretaria do Esporte e do Lazer do Estado. Para Cazuza é importante expandir a cultura do esporte na formação escolar da capital e do Estado como um todo. “O Badminton é uma possibilidade de trabalhar de forma muito lúdica, assertiva e que tenha uma grande contribuição dentro das questões pedagógicas da unidade de ensino”, reforçou.  

O professor de Educação Física, James Fernandes de Medeiros, da Escola Municipal Professor Zuza, também contribuiu com a palestra. “O Badminton tem sua importância porque é um esporte diferente do tradicional, que foge do quarteto, futebol, basquete, vôlei e handebol. Ele traz outras possibilidades de uma prática esportiva, que envolve meninos e meninas na mesma aula, de maneira atrativa, divertida, agradável e inclusiva. Nosso objetivo na formação é mostrar aos professores da Rede a importância do Badminton nas aulas de Educação Física, trabalhando o fair-play e oferecer aos estudantes uma nova oportunidade de modalidade de baixo impacto e sem contato físico”, comentou.  

A assessora pedagógica da SME-Natal, Cybele Câmara da Silva, contou que o Badminton é uma prática que acontece há muitos anos, porém em Natal houve um movimento crescente e com o passar do tempo foi diminuindo. “A modalidade está mais expandida para o interior, por isso trouxemos o professor Cazuza, que é uma referência na área, e contou com parceria do professor James, para passarmos essa possibilidade dos professores implantarem a prática na escola. É um esporte de rede, de parede, então, estamos resgatando práticas esportivas em espaços não vivenciados pelos professores, para justamente ampliar ainda mais, esse leque de conhecimento”, disse.  

Já o professor Jairo Souza, que leciona há mais de 15 anos Educação Física nas escolas, está atualmente na E. M. Professor Francisco de Assis Varela Cavalvanti, falou do que foi vivenciado durante a formação. “O encontro formativo foi bastante importante. Vamos sair das modalidades convencionais. Essa nova prática vai ser algo inovador para os nossos estudantes. Vamos treiná-los para participarem de torneios internos e competições proporcionadas pela cidade”, finalizou o professor.

Quatro escolas municipais já trabalham com a prática esportiva do Badminton, como parte do projeto “Artes e Educação Física: Linguagens em Movimento na Escola". São elas: Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, E. M. Professor Zuza, E. M. Professor José Melquíades de Macedo e a E. M. Professora Maria Dalva Gomes Bezerra.