No segundo dia da XXIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat), toda programação da quinta-feira (18), ocorreu em formato online, reunindo o público inscrito em 48 salas de minicursos, 10 salas de relatos de experiência e 10 salas de workshop durante os três turnos. Participaram das atividades 3.317 inscritos, formados por educadores infantis e professores de toda Rede Municipal de Ensino. Assuntos como o uso do ChatGBT, jogos e gamificação na Educação de Jovens e Adultos e as tecnologias educacionais no ambiente escolar, foram alguns dos temas abordados.

Pela manhã, no minicurso "Uso do ChatGPT por professores",  teve a participação de 40 educadores e o professor Thiago Medeiros da disciplina de Sistema de Informações e Tecnologias Educacionais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), destacou que o uso da plataforma de inteligência artificial é exclusivo para profissionais que podem também encontrar erros nas respostas, refletindo como melhorar a informação, ajudando em planos de aula, criando   avaliações, tradução de textos, adaptação para necessidades específicas como o autismo, por exemplo.

 
“O conteúdo de fato vai ser mais facilitado com o uso do chat, mas aquela interação em sala de aula e talvez até de forma mais individualizada está disponível também para o estudante. Os professores estão na ponta e sabem como se trabalhar com o estudante”, afirmou Medeiros.


No horário da tarde, com a participação de 22 inscritos, a professora Eudésia Carvalho, professora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), comentou sobre o tema "Os jogos e a construção do conhecimento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)", apontou as tecnologias emergentes, os eixos da educação digital escolar como o pensamento computacional, mundo e cultura digital e o jogo como ferramenta pedagógica para o público da Educação de Jovens e Adultos.


“Entre os processos educativos que faz com que o estudante da Educação de Jovens e Adultos sinta prazer em jogar, é que o jogo promove socialização, auxilia na memória, na oralidade e na aceitação. O estudante se sente incluído, começa a desenvolver e a melhorar o vocabulário e o jogo melhora esse desempenho educativo através da repetição”, resumiu Carvalho.


Durante a programação noturna, o curso “As tecnologias digitais e sua importância na promoção da aprendizagem no ambiente escolar", reuniu 94 participantes com as palestras ministradas pelas professoras e mestras de Inovação em Tecnologias Educacionais (IMD/UFRN), Angélica Verônica de Oliveira Martins e Natalie Rose Barros da Fonseca Araújo.

 
Natalie Rose falou sobre estilos de aprendizagem visual, auditiva, escrita, sinestésica e multimodal e que a educação precisa mudar a partir do espaço físico em sala de aula. “Além das fileiras de carteiras, existe um mapa de sala que flexibiliza a organização da sala e impossibilita o aluno em ter a oportunidade de ver a aula de outro lugar, torna aquele lugar rígido, fechado e esse estudante quando vai para outras áreas da vida, percebe que tem flexibilidade, possibilidades, consegue se desenvolver de uma maneira diferente”, alertou.


A professora de Geografia e assessora pedagógica da SME-Natal, Ana Beatriz Maciel, participou do minicurso citado e disse que são metodologias e instrumentos importantes no processo educativo dos estudantes.  “As professoras Angélica e Natalie possibilitaram o entendimento do conteúdo (leitura e escrita) dos estudantes mediado com o uso de computadores, mas também, com materiais não tecnológicos, fazendo a junção de metodologias e assim contribuindo para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem”, concluiu.