Com o tema “Aspectos Socioemocionais na Educação Integra”, doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e jornalista, Mariana Marques Arantes encerrou o primeiro dia da XXIV Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat), com uma discussão voltada ao emocional dos profissionais da educação e destacando a trajetória profissional que fez com que durante um período da vida, tenha decidido morar em Natal, cidade que construiu muitos amigos e atuou como repórter e apresentadora de televisão.

 

Durante a palestra, Mariana Marques destacou a importância dos Aspectos Socioemocionais na Educação, abordando também a inclusão na escola. Ela ressaltou a necessidade de desenvolver empatia para verdadeiramente incluir os alunos, indo além das limitações visíveis ou não visíveis que possam ter. A palestrante enfatizou que a inclusão não se limita apenas à construção de rampas físicas, mas requer uma compreensão profunda das necessidades individuais e a criação de ambientes verdadeiramente inclusivos e acolhedores.

 

Além disso, Mariana Arantes abordou a necessidade de humanização no ambiente escolar, salientando que o desenvolvimento emocional é fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes. Ela ressaltou que sem esse desenvolvimento, os objetivos educacionais, tais como foco, produtividade e motivação, não podem ser plenamente alcançados.


Encerrando sua palestra, Mariana Marques desafiou os educadores a abraçarem a mudança e reconhecerem que a saúde emocional é um conteúdo pedagógico fundamental. Ela enfatizou que a educação vai além das disciplinas tradicionais, sendo também uma questão de bem-estar emocional e desenvolvimento pessoal. “Nós precisamos falar abertamente que saúde emocional é conteúdo pedagógico também. Porque como eu me sinto, como meu estudante se sente, importa, interfere no processo de ensinar e de aprender”, ressaltou.

 

Atualmente como pesquisadora do Núcleo de Educação e Espiritualidade, Mariana Arantes atua como mentora de professores em todo o Brasil, auxiliando no desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ambiente escolar. É autora de obras no âmbito educacional, disponibilizadas gratuitamente no portal educacaoemocional.com.br.


O primeiro dia da XXIV Jenat foi marcado pelo show Recantos da cantora Valéria Oliveira, que apresentou um repertório variado, envolvendo o público e destacando a importância da arte na educação. Em uma mistura de ritmos e emoções, Valéria encantou a plateia, ressaltando a importância do projeto "Nosso Som na Escola" e celebrando a participação dos professores na jornada educacional. “Estou muito contente de fazer um show exclusivo para essa plateia de professores, uma plateia com a qual eu tenho uma intimidade muito grande através do projeto “Nosso Som na Escola”, afirmou.