A Maternidade Leide Morais retomou as atividades de coleta de leite humano na última sexta-feira (19). O momento faz alusão ao Dia Internacional de Incentivo à Doação de Leite Humano, lembrado em 19 de maio, com a intenção de incentivar as doações de leite e como uma iniciativa para a proteção e a promoção do aleitamento materno.

O posto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e pode ser acessado por todas as pessoas da comunidade queiram fazer a doação de leite humano ou que queiram receber orientação sobre amamentação. O local também oferece suporte às duplas de mães e bebês sobre amamentação ainda na maternidade.

“A prática de doar leite é um importante auxílio para a sobrevivência de bebês prematuros que precisam deste alimento considerado padrão ouro. Embora a taxa de nascimentos prematuros no Brasil tenha apresentado queda nos últimos 10 anos, a prematuridade segue sendo a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade no mundo todo, sendo o Brasil o 10º país em números absolutos de partos prematuros”, comenta Kênia Gondim, responsável técnica pelo Posto de Coleta de Leite Humano da maternidade.

Doação

O aleitamento materno é essencial para a saúde e desenvolvimento de bebês recém nascidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a amamentação precisa ser a forma exclusiva de alimentação até os seis meses e deve ser mantida até os dois anos da criança. Porém, por uma série de fatores, nem sempre é possível que as mães façam a amamentação dos seus filhos. Parte das mulheres não produz a quantidade necessária de leite, outras têm a amamentação vetada por serem portadoras de doenças que podem ser transmitidas pelo aleitamento e em certos casos, a mãe acaba falecendo após o parto.

Por conta dessas e outras situações, muitas mães e bebês precisam de doações de leite materno. O mês de maio é um mês especial para tratar desta questão, pois no dia 19, ocorre o Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano. É importante conscientizar as mães sobre a importância de doar o leite materno em Natal, pois os bancos de leite da cidade lidam constantemente com o desabastecimento.

Benefícios

A doação traz benefícios não apenas para as mães e bebês que recebem, mas também para as mães doadoras, já que a extração é feita em mulheres que produzem leite em excesso, trazendo alívio e diminuindo as dores causadas pelo acúmulo.

Além disso, o Prefeito Álvaro Dias sancionou ainda no mês de abril a lei de N º 7.488, que concede às doadoras de leite materno, isenção na taxa de inscrição para concursos públicos municipais. O benefício valerá para vagas e cargos da administração pública de Natal, seja direta ou indireta. Para garantir a isenção, a candidata deve ter doado leite materno ao menos três vezes nos doze meses anteriores à publicação do edital ao qual deseja concorrer. Essa é uma forma de incentivar mais doações aos bancos de leite natalenses, colaborando com as mães da cidade.

Como doar

Para fazer a doação, é necessária a realização de um cadastro no local e de uma avaliação clínica. Todo leite doado é enviado ao Banco de Leite de Humano do Hospital e Maternidade Dr. José Pedro Bezerra, onde passa por um processo de análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), duas maternidades municipais possuem postos de coleta de leite materno em Natal. As maternidades Leide Morais, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da cidade, e a Araken Irerê Pinto, em Petrópolis.