Na manhã desta quinta-feira (7), a Secretaria Municipal de Educação de Natal  realizou uma ação formativa com o objetivo de abordar o tema "Altas Habilidades/Superdotação: processo de identificação, possibilidades e desafios no Atendimento Educacional Especializado".  O evento foi organizado pelo Departamento de Ensino Fundamental em conjunto com o Setor de Educação Especial e contou com a participação da professora especialista Ivana Lucena, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.
 
Neste terceiro encontro realizado com professores, pedagogos e gestores, a professora Ivana Lucena mediou a discussão sobre o Detalhamento dos Instrumentos Educacionais de Identificação de Altas Habilidades/Superdotação e o Parecer Pedagógico. Durante a formação, diversos assuntos foram debatidos, com destaque para os fatores que podem ocultar ou camuflar os indicadores dos estudantes com altas habilidades e superdotação. Entre os fatores discutidos, foram mencionados aspectos individuais, como baixa autoestima, depressão ou perfeccionismo, assim como fatores sociais, incluindo a educação diferenciada, mitos e a chamada "síndrome do impostor", na qual o aluno relata não saber realizar determinadas tarefas. Além disso, foram abordados também os fatores familiares que podem influenciar a identificação dessas características nos estudantes.

Durante a conversa, a professora Ivana Lucena ressaltou a importância do trabalho emocional realizado pelo professor para elevar o nível de autoestima do estudante. No entanto, destacou que o aspecto emocional não deve impedir o desenvolvimento intelectual do estudante, e a escola deve garantir uma abordagem educativa para melhorar a condição de autoestima. O protocolo de identificação e atendimento para estudantes com altas habilidades e superdotação apresentado durante a ação formativa envolve diversas formas de demandas, como a observação dos pais, professores e colegas, além da aplicação de instrumentais de triagem e identificação diversificados, como questionários, entrevistas, produções dos alunos, notas, relatórios, relatos e comportamentos.

Para a professora Ivana Lucena é fundamental que o avanço escolar esteja alinhado com o projeto político pedagógico da escola, apostando em uma avaliação de competência. Ela explicou que "o avanço escolar é muito importante para que a escola construa dentro do projeto político pedagógico e do Regimento Interno quais são as possibilidades e os passos que a instituição escolar considera como o melhor caminho para promover o avanço escolar do estudante. Essa iniciativa já é respaldada legalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que autoriza o avanço escolar para os superdotados".
 
A professora Ivana Lucena também ressaltou a importância do parecer pedagógico nos questionários aplicados nas escolas, pois serve como parâmetro para o acompanhamento do aprendizado e a evolução geral de vários fatores no contexto escolar dos estudantes.
Com essa ação formativa, a SME-Natal busca proporcionar aos profissionais da área da Educação Especial, subsídios teóricos e práticos para identificar e atender adequadamente os estudantes com altas habilidades e superdotação, visando o desenvolvimento pleno de seus potenciais e a criação de um ambiente educacional inclusivo e enriquecedor para todos.