A Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME-Natal) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveram na tarde desta terça-feira (25), uma formação em letramento digital para professores da Rede Municipal. O evento aconteceu no Campus Natal Zona Leste do IFRN e contou com a participação de cerca de 40 professores.

Ministrada pelas professoras Ivoneide Santos Marques e Abigail Noádia Barbalho da Silva, ambas docentes do IFRN, a formação abordou as “Concepções de linguagem e ensino, leitura e escrita na era digital e uma Oficina de letramento: Benime e Padlet”. O objetivo do encontro foi fornecer aos educadores um novo olhar sobre o papel da leitura, escrita e numeramento na era digital, especialmente em um momento em que a SME-Natal disponibiliza tablets para estudantes e chromebooks e professores.

“A formação está sendo estendida a outras áreas do conhecimento como professores de Matemática, Inglês e Ciências da Natureza. A intenção é justamente trabalhar essa questão do letramento digital. Levando aos professores formação continuada através do conhecimento de ferramentas, de gêneros digitais diferentes que possam ser utilizados também pelos estudantes, nos tablets que estão recebendo para atividades em sala de aula, dando ênfase a formação dos professores com esse novo tipo de letramento, que é o digital”, afirmou o assessor pedagógico do Departamento de Ensino Fundamental, Rudson Gomes.

A professora Abigail Noádia Barbalho da Silva, docente do IFRN, explicou que a oficina de letramento tem como objetivo definir conceitos para que os professores possam aplicá-los em sala de aula, considerando o planejamento. A capacitação busca questionar o uso da tecnologia no processo de aprendizado e enfatiza a integração dos dispositivos eletrônicos ao currículo de forma planejada e útil para o desenvolvimento dos estudantes.

"Nossa capacitação visa utilizar a tecnologia a partir do planejamento, questionando como ela pode contribuir para a interação entre os alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo da escola é a aprendizagem, que é uma parte fundamental das interações sociais. As interações sociais contribuem para que o aluno desenvolva vários aspectos da cognição, emoção e afetividade”, destacou Barbalho.