Mais de 400 mudas de palmeiras foram doadas ao Horto Municipal de Natal nesta sexta-feira e deverão ser usadas nos projetos de paisagismo da cidade. Além do Planta Natal, projeto que tem como objetivo plantar 20 mil novas mudas nas ruas de Natal, outros projetos desenvolvidos pela Prefeitura também serão contemplados, como o Natal Mais Verde e o de recuperação de canteiros. 

As palmeiras foram doadas de forma anônima e em mudas crescidas e por isso foram levadas ao Viveiro do Baldo e de lá seguem para os locais de plantio. 

O trabalho executado para arborização na cidade do Natal foi reconhecido a nível nacional, pela Sociedade Brasileira de Arborização (Sbau), com o prefeito Álvaro Dias, a secretária Executiva Danielle Mafra e a diretora de Paisagismo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Renata Larissa, recebendo títulos e homenagens pelo serviço prestado na área. A premiação foi feita durante a realização em Natal do IX Encontro Nordestino de Arborização (Enau), em junho passado. 


Projetos

O maior projeto de arborização urbana da cidade no momento, o Planta Natal, alcançou a marca de 16 mil mudas plantadas em Natal, das 20 mil propostas inicialmente. Um planejamento de distribuição de determinadas espécies para áreas específicas é seguido e ainda não se sabe onde as palmeiras serão plantadas exatamente. 

Outro projeto que vem tendo uma forte adesão é o Natal Mais Verde, no qual pessoas físicas e jurídicas se dispõem a adotar uma área verde em parceria com a Prefeitura de Natal. Somente no primeiro semestre desde ano foram atendidos 36 pedidos de adesão ao projeto. 

Ainda dentro da proposta de melhorias para a arborização de Natal, é feita de forma planejada a revitalização de canteiros das principais avenidas e ruas, cuidando da saúde dos vegetais já plantados, substituindo-os quando necessário e usando a técnica de adubação também realizada de forma diferenciada pela Prefeitura, a da compostagem de matéria orgânica resultado das podas de controle das árvores. Todos estes trabalhos são desenvolvidos envolvendo a parceria entre secretarias, como a de Serviços Urbanos, a Secretaria Executiva e a Secretaria de Meio Ambiente em Urbanismo.