Professores da Rede Municipal de Ensino que lecionam do 3º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participam de 22 a 25 de agosto de uma formação voltada para o uso dos Laboratórios de Matemática reunindo 37 escolas. O encontro acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e é coordenado pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF).

A formação teve como foco a apresentação de estratégias dinâmicas e recursos que podem ser empregados para tornar o aprendizado da Matemática mais atrativo e eficaz. A assessora pedagógica de Matemática da SME-Natal, Sonnaydh Mildred de Araújo Dantas fala sobre a importância de uma formação para o corpo docente. “É muito importante, pois o professor vai trabalhar com material concreto e para o estudante isso é maravilhoso, pois com a realização desses laboratórios o aluno poderá desenvolver melhor as práticas matemáticas na sala de aula”, destacou a assessora. 

O evento contou com a presença de um especialista em educação matemática, que conduziu sessões interativas, demonstrações práticas e discussões colaborativas. Os professores puderam experimentar em primeira mão atividades que estimulam o pensamento lógico, resolução de problemas e criatividade, habilidades essenciais para os estudantes enfrentarem os desafios da Matemática de forma confiante e competente.

"O objetivo desses materiais é ajudar o aluno a se desenvolver com a nossa Matemática de alta performance. Esse desenvolvimento não se limita apenas ao campo da disciplina em questão, mas também às habilidades socioeducacionais, com trabalho em equipe, comportamento durante um jogo educativo, habilidades manuais. Tudo isso associado ao fato de que a forma como o cérebro aprende é mais próxima da metodologia de material manipulativo. Criar um espaço onde o aluno vai criar novas soluções para os problemas apresentados, trabalhar com atividades lúdicas e refletir sobre ideias matemáticas. Esse é o ponto de partida para um ou mais espaços específicos para o ensino da Matemática”, afirmou Alderi dos Santos Silva que realiza a formação para os docentes.

A iniciativa está recebendo feedback positivo dos participantes, que elogiam a abordagem prática da formação e a oportunidade de trocar experiências com colegas de outras escolas. A professora Josiene Américo, que leciona na Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, ressalta a importância da formação. "Considerando que um dos maiores desafios dos anos iniciais é o ensino da Matemática para uma aprendizagem prática pelos alunos, a formação e implementação de um laboratório de Matemática na escola é fundamental para transformar cada sala de aula em um laboratório para essas práticas matemáticas", pontuou a professora.

Os Laboratórios de Matemática estão de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e seguem as indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).