Com o tema “Leitura, Saberes e Encontro com o Folclore Potiguar”, a Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, situada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, realizou no último sábado (26), o II Seminário de Leitura e Literatura. O seminário foi organizado pelo Clube de Leitura da escola chamado “Sementes Literárias”, que tem o objetivo de incentivar os estudantes como leitores de grandes obras do universo literário.  

Segundo a professora que coordena o clube, Dalva Simone Linhares do Monte, contou que são em média 30 membros que participam e debatem ativamente sobre as obras trabalhadas. “Essa nossa segunda edição, tem o objetivo de fomentar multiplicadores para a leitura, chamando a atenção de toda a comunidade escolar. Há um envolvimento muito grande por parte dos pais e ex-alunos, e isso é muito gratificante para nós que fazemos parte do Clube da Leitura”, reforçou a professora.

A programação contou com cortejos literários, palestras e mesas redondas, com temas diversos como “O Cordel: identidade, vínculos e conexões”, “A importância da leitura nos rastros da tradição oral”, “Diálogo com nossa identidade étnico-racial: bem imaterial de nossa gente”, e manifestações artísticas do folclore potiguar.

A palestrante Célia Bombom, que conversou sobre a importância da literatura nos rastros da tradição oral, falou sobre a relevância do seminário. “É de suma importância estarmos dentro da comunidade escolar, repassando saberes, trocando experiências e plantando neles a cultura e arte potiguar”.