Uma das novidades do Carnaval 2024, promovido pela Prefeitura de Natal, por meio da Secult/Funcarte, será a disponibilização de duas áreas para Pessoas com Deficiência (PcD) nos Polos Petrópolis e Ponta Negra. As áreas terão a dimensão de 6m x 14m e ficarão em frente ao palco dos shows, chamado de front stage. Serão disponibilizadas 50 vagas para Pessoas com Deficiência mais um acompanhante, totalizando 100 pessoas. O credenciamento pode ser feito pelo aplicativo Natal Digital, a exemplo do São João e do Natal em Natal.

No entendimento do coordenador de Estrutura da Funcarte, Irlan Albano, as Pessoas com Deficiência terão uma visão privilegiada do palco dos shows. Ele informa que a área PcD em cada polo terá sinalização e segurança exclusiva. “É importante que as Pessoas com Deficiência procurem fazer logo o credenciamento, porque são apenas 50 vagas e no dia do evento cheguem cedo ao local e se acomodem bem, uma vez que a expectativa de público é alta para os polos do Carnaval 2024”, lembra Albano.

Para além da área para Pessoas com Deficiência, o palco do pólo Ponta Negra contará com uma rampa acessível para o músico Herbert Viana, da banda Paralamas do Sucesso. Irlan Albano informa, ainda, que os outros pólos não contarão com área PcD por razões técnicas: “Infelizmente, nos outros pólos do Carnaval não será possível termos área PcD pela localização do palco. Alguns terrenos têm desnível ou ficam na areia da praia, como o palco Buiú, na praia da Redinha”.

Outro serviço que será disponibilizado pela Prefeitura é a contratação de tradutores-intérpretes de libras para o público com deficiência auditiva em todos os palcos do Carnaval 2024. Com isso, a Prefeitura aposta firmemente na política de inclusão social com o objetivo de favorecer as Pessoas com Deficiência.