Professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino participaram na noite desta terça-feira (11) de uma formação online com a equipe pedagógica do Projeto Major – Matemática em Jogo. A apresentação da estratégia de aprendizagem foi apresentada pelo formador Rodrigo Miranda Ferreira que conversou com 20 professores da disciplina que acompanharam a apresentação detalhada da aplicação do programa em sala de aula.

O Projeto Majog é uma estratégia de aprendizagem motivadora e multifacetada para aprender e ensinar de forma inovadora e eficaz. É uma ferramenta de mobilização cognitiva, resolução de problemas e socialização de hipóteses. “Em diversas outras avaliações de larga escala, se observou que há uma melhora significativa dos estudantes que trabalham com o programa. As atividades que o professor vai trabalhar junto com os jogos são muito próximas daquelas que eles trabalham nas avaliações e nos próprios conteúdos aplicados em sala”, explicou o formador Rodrigo Miranda.

O objetivo principal é garantir a aprendizagem da Matemática tendo o jogo como construção de conhecimento, alcançando desafios e reflexões que permitam aos alunos o exercício do conteúdo escolar. “O jogo não é um material de ensinar conteúdos, é um material de aperfeiçoamento dos conteúdos. Então, é preciso que os alunos já tenham tido contato minimamente com os conteúdos da disciplina. O professor vai permitir ao aluno consultar algum tema específico do conteúdo que talvez não esteja muito claro para jogar”, assinalou Rodrigo.

Miranda disse que o formato do Majog traz seu conteúdo dividido em livros didáticos e quatro jogos diferentes para cada ano escolar, totalizando 28 jogos direcionado para alunos de quatro e cinco anos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  “Tudo funciona com base no livro do professor que vai propor sequências didáticas para cada um dos jogos, e do livro do aluno que vai fazer as atividades lá conforme a orientação do livro”, orientou.

A chefe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental, Daniele Freire Lacerda, destacou ao final da apresentação que fazer esse momento de apresentação do Majog é bem importante. "Efetivamente vai se trabalhar o planejamento para formação da grande maioria dos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental para que se possa trabalhar as possibilidades pedagógicas, didáticas do jogo que já se percebeu pela apresentação que tem múltiplas formas de trabalhar o jogo”, afirmou. O próximo encontro vai acontecer de 29 a 31 de agosto para mostrar na prática como utilizar os dois primeiros jogos da sequência didática.