A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizam o Curso de Atualização dos Agentes de Endemias do Município de Natal.

O projeto tem a intenção de atualizar os agentes quanto às principais zoonoses emergentes e reemergentes no município, além de discutir sobre os novos conceitos, tecnologias e ferramentas de vigilância e controle desenvolvidas pela comunidade científica brasileira e internacional que possam auxiliar no gerenciamento das endemias no território.

O curso aborda temas como raiva, leishmaniose, esporotricose, leptospirose, animais venenosos e peçonhentos e esquistossomose, para os mais de 230 agentes que desenvolvem os trabalhos de campo da UVZ. “O aperfeiçoamento dos Servidores nas mais variadas temáticas possibilita uma melhoria no serviço, atendimento ao usuário, além de uma vigilância e controle de vetores e agravos mais oportuna”, comenta Jan Pierre Araújo, chefe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Ao todo são cinco turmas divididas pelos distritos sanitários da cidade, que se reúnem em encontros quinzenais para discutir sobre uma diferente zoonose. As atualizações acontecem desde 17 de abril, com previsão de conclusão para agosto.