O termo transdisciplinaridade foi criado pelo educador Jean Piaget e divulgado pela primeira vez no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade, que aconteceu em 1970, na Universidade de Nice, na França. Transdisciplinaridade é um conceito da educação que compreende o conhecimento de uma forma plural. É uma corrente de pensamento mais aberta e que busca dar uma resposta ao método tradicional de divisão de disciplinas. O Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Natal, ofereceu para os professores de Matemática da Rede Municipal, uma formação transdisciplinar, realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nesta quarta-feira (13).

Foram oferecidas aos professores da rede, palestras com a professora doutora Silvia Regina Pereira de Mendonça, e o assessor pedagógico de Língua Portuguesa, professor doutor Rudson Souza. “Concepções de Ensino de Matemática” e “Oficina de letramento: Metodologias ativas na educação matemática – Storytelling, Infografia e DataViz” foram os temas expostos.

Sobre a palestra, a professora Silvia Pereira, falou que "o foco foi a transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, a etnomatemática que é a matemática da população, das pessoas, a matemática que é utilizada no dia a dia e a importância de se trabalhar essa matemática, de trazer o conhecimento dos alunos, o conhecimento do local da população para mostrar a importância da matemática na vida, no dia a dia”.

A assessora pedagógica de Matemática, Romeika Martins, explicou um pouco sobre o projeto. “É um projeto de extensão com Língua Portuguesa e Matemática, nesta aula o professor Rudson trouxe uma oficina muito bacana sofre infográfico, ensinando a produzí-lo no Word, que é uma ferramenta bem comum nos computadores, que a maioria dos professores tem acesso. Trazendo essa ideia para os professores, para que eles possam utilizar nas aulas e se possível, trabalhar essa construção com os estudantes”.

O professor de Matemática das Escolas Municipais Professora Maria Madalena Xavier de Andrade e Monsenhor José Alves Landim, Paulo Bertoldo, estava presente na formação e relatou: “Nesse mundo tecnológico em que vivemos, é importante estar sempre se atualizando, é importante ter o domínio não só da sua disciplina, como também, saber contextualizar com os temas atuais da sociedade".