Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), promove a partir de segunda-feira (18) até 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito 2023. Como parte da programação, o prefeito Álvaro Dias participou neste domingo (17) do evento “Rua Aberta”, realizado das 08h às 20h, na Rua Trairi, ao lado da Praça Pedro Velho, que foi fechada ao trânsito de veículos e aberta para uma série de ações de mobilidade ativa com apresentações culturais, práticas esportivas, aulas de danças e a Escola Bike Anjo.

“Natal é uma das capitais do Brasil que tem servido de exemplo por ter diminuído o número de acidentes e vítimas fatais no trânsito. Por isso, convocamos toda a sociedade a participar das atividades da Semana Nacional de Trânsito. Este é um momento de suma importância para refletir sobre nossos comportamentos no trânsito e trabalharmos juntos para tornar nossas vias mais seguras, proteger vidas e contribuir para que este índice diminua cada vez mais aqui na nossa cidade”, ressalta o prefeito.

Neste mesmo período, é comemorada a Semana Nacional da Mobilidade, que celebra o Dia Mundial sem Carro, na sexta-feira (22). O objetivo é mobilizar a sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente, visando a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade, como explica o diretor de mobilidade da STTU, Tácio Cavalcanti.

“Hoje estamos dando o pontapé inicial para as ações da Semana Nacional do Trânsito mostrando o respeito que também devemos ter com o ciclista, o cuidado com a faixa de pedestres para uma melhor convivência no trânsito. Que todos os dias possamos ter essa consciência para que possa haver menos vítimas de trânsito, esse é o nosso objetivo”, diz.

Domingo na Praça

Neste domingo (17), o prefeito Álvaro Dias também prestigiou a primeira edição do programa “Domingo na Praça”, na praça Pedro Velho, Cidade Alta. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), nesta primeira edição, a programação contou com aulas de dança, oficinas educativas e uma série de atividades esportivas. A ideia do prefeito Álvaro Dias é tornar o programa um encontro dominical levando lazer, esporte e cultura a todas as comunidades do município.

“Daqui da praça Pedro Velho vamos estender o programa “Domingo na Praça” para outras praças de diversos bairros de Natal. Sempre trazendo aulas de ginásticas, dança e apresentação de grupos teatrais para a comunidade. Queremos fazer deste programa uma atividade semanal, de entretenimento e lazer para as crianças e suas famílias”, diz o

prefeito.